Cálculo na Vesícula: o que você precisa saber

O que é?

O cálculo na vesícula, popularmente conhecido como pedra na vesícula, se forma a partir de desequilíbrios na composição da bile. Esses desequilíbrios levam a precipitação de substâncias, a mais comum delas o colesterol, que passam a formar cálculos

A bile é produzida pelo fígado para auxiliar o intestino no processo de digestão de gorduras. Parte da bile produzida é armazenada na vesícula, que armazena o líquido alcalino para a próxima digestão.

Quais os sintomas e diagnóstico?

O cálculo na vesícula pode gerar dor abdominal do lado superior direito ou na “boca do estômago”, indigestão, enjoo e vômitos. Em casos mais graves de inflamação, causa febre e icterícia (pele e olhos amarelados).

Porém, em muitos casos ela é assintomática, apresentando sintomas apenas durante períodos de crise.

O diagnóstico é feito a partir da consulta clínica e confirmado através de exames de imagem e laboratoriais, ou nos casos assintomáticos, durante a realização de exames na investigação de outras doenças.

Qual o tratamento?

O tratamento cirúrgico é o tratamento padrão para os casos sintomáticos e consiste na retirada da vesícula biliar, junto com seus cálculos. Pacientes assintomáticos podem ter a cirurgia indicada de acordo com sua história clínica, características dos cálculos e doenças associadas

A operação pode ser de forma aberta (tradicional) ou de videolaparoscopia (minimamente invasiva), sendo a segunda de mais rápida recuperação.

Quais as complicações do cálculo?

As pedras presentes na vesícula podem passar a obstruir a saída da bile, levando inicialmente a crises de dor (cólicas biliares), podendo evoluir para infecções do órgão, a colecistite aguda. As pedras também podem se deslocar pelos ductos biliares, levando a acometimento de outros órgãos, causando colangite (infecção das vias biliares), pancreatite (inflamação do pâncreas).

O que acontece quando se retira a vesícula?

A maioria dos pacientes se adapta a retirada da vesícula e tem uma vida inteiramente normal. Outros poucos podem apresentar alteração dos hábitos intestinais, apresentando algum grau de diarreia, principalmente após refeições gordurosas.

A presença de diarreia pode ocorrer de 20-30% dos pacientes nos 3 primeiros meses após a cirurgia, estando presente em apenas 2-5% dos pacientes após 1 ano.

O que causa a pedra na vesícula?

Como vimos, as pedras surgem quando existe algum desequilíbrio na composição da bile e função da vesícula biliar

Essa disfunção pode ser gerada por diversos fatores, que alteram a prevalência de substâncias no corpo ou o funcionamento do fígado e vesícula. Entre eles estão:

• Dieta com excesso de gorduras
  • Sobrepeso ou obesidade
  • Predisposição genética
  • Perda de peso rápida
  • Uso de anticoncepcionais com estrogênio
  • Gravidez

O cálculo também é mais frequente entre mulheres, pelas alterações hormonais e predisposição de maior acúmulo de gorduras.

Existem formas naturais de retirar a pedra?

Não existem formas de retirar as pedras, senão com a intervenção médica.

Por isso, ao apresentar sintomas, busque sempre avaliação médica especializada e de confiança.